Concurso Fotográfico Olhares da Aviação

Conheça os cinco finalistas, escolhidos pela comissão julgadora. Ressaltamos que os nomes estão em ordem alfabética.

A classificação do 1º ao 5º colocado será revelada no dia 14 de outubro, durante o 1º Congresso Nacional de Aviação.

Parabéns aos finalistas!

César Augusto Novaes
José Stuppiello
Leonardo Jacinto Caldas
Rafael Borba
Tadeu Antunes Primo

Veja as fotos finalistas no link abaixo:
https://www.flickr.com/…/sindicato…/albums/72157671080528704

Recentemente chegou ao conhecimento da Diretoria de Segurança de Voo do Sindicato Nacional dos Aeronautas, através de Relprev (Relatório de Prevenção), nova ocorrência relacionada à segurança operacional.

Atualmente a sociedade é extremamente conectada e as postagens na internet ganham popularidade de maneira muito rápida, sendo logo consideradas como “virais”. Vídeos de "pegadinhas" e "trollagens" a passageiros e tripulantes a bordo de aeronaves têm viralizado nas redes sociais, criando as chamadas “trends”. Em dezembro de 2021 repercutiu o vídeo de um passageiro realizando um anúncio a bordo de uma aeronave, utilizando um megafone, e sendo rapidamente repreendido pela tripulação. Mesmo após advertência, o vídeo foi postado pelo autor em suas redes sociais e viralizou.

Em julho de 2022, um passageiro compartilhou mensagens por telefone com os demais clientes, provocando a reação de alguns passageiros a bordo, sendo necessária a intervenção dos comissários de voo para desmentir a mensagem enviada. A ação foi gravada em vídeo e publicada nas redes sociais nas contas do autor.

A partir disso, companhias fizeram campanhas de marketing para aproveitar o engajamento do vídeo.

Mas esses não foram casos isolados. Recentemente, repercutiu outro vídeo (o qual motivou Relprev ao SNA) de um passageiro que colocou em sua mochila uma caixa de som e fez um anúncio durante o voo. Mais uma vez a ação foi gravada e publicada, evidenciando a grande similaridade entre os casos, que culminaram com postagens na internet.

Diante da proporção que essas ações estão ganhando alertamos para os possíveis efeitos nocivos para a segurança operacional, em que a conduta de um passageiro pode provocar uma reação generalizada a bordo de uma aeronave, fazendo necessária ainda a intervenção da tripulação.

O comportamento inadequado e que cause qualquer tipo de risco, incômodo ou desconforto, além de prejudicial à segurança de voo é também um desrespeito ao contrato aéreo firmado entre operador e passageiro no momento da compra do bilhete aéreo.

Tais comportamentos podem provocar agitação dos passageiros e dificultar a comunicação da tripulação, prejudicando o cumprimento de normas e procedimentos de segurança. Num cenário de maior criticidade, as mensagens ou ações realizadas podem vir a causar pânico a bordo e agir diretamente contra a segurança de voo, e em maior gravidade até mesmo configurar crime, conforme Art. 261 do Código Penal.

Dessa forma, vimos por meio deste solicitar que os operadores de transporte aéreo regular desestimulem todas e quaisquer ações similares e, se possível, utilizem de suas redes sociais para relembrar os deveres dos passageiros com especial ênfase no que tange à segurança de voo.

Copilotos associados ao SNA que estejam desempregados e quiserem participar do processo seletivo da Latam Airlines Brasil podem enviar seus currículos, até segunda-feira (5), às 17h, para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

A Latam abriu processo seletivo para a formação de banco de talentos de até 12 meses. A empresa informa que a evolução no processo seletivo e contratações ocorrerão de acordo com a necessidade operacional.

A cláusula 3.1.5 da CCT da Aviação Regular prevê que: “Nos processos de admissão de empregados para as funções privativas de aeronautas, após o recrutamento interno, as empresas darão preferência, em igualdade de condições, aos indicados pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas”.

Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.

Canais de atendimento: https://tinyurl.com/sna-atendimento   

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Via Whatsapp: 11 98687-0052

Após aeronautas relatarem problemas para embarcar com Passe Livre em voos comercializados pela Gol Linhas Aéreas e operados pela VoePass Linhas Aéreas, o SNA entrou em contato com as empresas pedindo esclarecimentos sobre a situação.

A Gol informou que está trabalhando para parametrizar seu sistema e inserir os voos operados pela VoePass. A empresa também se comprometeu em reforçar a política de atendimento de Passe Livre no balcão das bases que operam voos CPA'S (comercializados pela Gol e operados pela VoePass), ressaltando ainda que o procedimento de emissão de passe livre poderá ser efetuado por qualquer funcionário do check-in da empresa.

Importante reforçar que os aeronautas que forem utilizar o Passe Livre devem fazer o check-in no balcão até no máximo uma hora antes da decolagem, horário que o atendimento se encerra para gerar o localizador.

O SNA continua acompanhando a situação e pede que em caso de problemas para a emissão do passe livre os aeronautas entrem em contato.

Canais de atendimento: https://tinyurl.com/sna-atendimento

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O presidente do SNA, Henrique Hacklaender, e o diretor de relações internacionais, Marcelo Ceriotti, receberam na quarta-feira (8) uma medalha em homenagem ao apoio do sindicato e dos tripulantes brasileiros durante o movimento grevista realizado pelos pilotos da Avianca Colômbia em 2017.

Em visita à sede do SNA, a diretora de relações internacionais da ACDAC (Associação Colombiana de Aviadores Civis), comandante Diana Martinez, agradeceu toda a solidariedade da atuação brasileira durante a greve de mais de 50 dias por maior segurança de voo e equiparação das condições de trabalho dos pilotos colombianos, que culminou com a demissão de mais de 100 pilotos e perseguições aos diretores da associação.

Após acionar organismos internacionais, como a OIT (Organização Internacional do Trabalho), a ACDAC obteve decisão favorável pela legalidade da greve, contrariando decisão judicial final da Suprema Corte Colombiana, e conseguiu a reintegração de todos os demitidos depois de longas discussões com a nova administração da Avianca.

O SNA agradece a homenagem e reforça a importância da solidariedade e união entre os tripulantes em nível internacional, buscando a troca de experiências e apoio recíproco em caso de necessidades entre tripulantes de todas as empresas do mundo.

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O SNA informa que, excepcionalmente nesta quarta-feira, dia 1º de junho, a sede em São Paulo encerrará o expediente às 16h.

O expediente voltará ao normal no dia 2 de junho, das 9h às 18h.

Em caso de necessidade, por favor entre em contato por um dos canais de atendimento: https://tinyurl.com/sna-atendimento

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🎫🍿 Ingressos Cinemark – R$ 15

O SNA tem ingressos eletrônicos do Cinemark à venda para associados pelo preço promocional de R$ 15, com quantidade limitada.

Para comprar seu ingresso, envie uma mensagem para o Whatsapp 11 98687-0052 e siga as orientações.

É necessário baixar o app do Cinemark para utilizar o código que será enviado pelo SNA.

Atenção: a data limite de utilização destes ingressos é 30 de abril de 2022.

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post cinemark 15reais

A Icao (Organização da Aviação Civil Internacional) e a OIT (Organização Internacional do Trabalho), ambas agências da ONU, assinaram um novo acordo para promover o trabalho digno e incentivar uma recuperação no setor aéreo pós-pandemia centrada no ser humano.

O SNA teve participação ativa nesse desfecho, com presença em encontros nos quais foi cobrada maior participação da agência nos temas de aviação.

Além disso, o SNA tem trabalhado para a criação de uma regra mínima de relações trabalhistas entre empresas e tripulantes para que não haja concorrência desleal e abusos por parte dos empregadores, tomando vantagem em países em que a legislação trabalhista é mais frágil.

Por fim, ressaltamos que o acordo entre Icao e OIT busca fortalecer a colaboração em assuntos de interesse mútuo, em particular no que se refere ao futuro do trabalho sustentável na aviação.

Também prevê atividades conjuntas, incluindo pesquisas, reuniões técnicas, assessorias, treinamentos e desenvolvimento de diretrizes, ferramentas e metodologias.

Saiba mais no site da ITF: https://tinyurl.com/58bvm6yc

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Em votação realizada on-line entre os dias 27 e 28 de janeiro, os tripulantes associados ao SNA aprovaram a proposta de manutenção dos valores das mensalidades do sindicato atualmente praticados para o ano de 2022.

Os valores aprovados estão no final do texto.

Foram registrados 88,72% de votos a favor da proposta, 10,88% de votos contrários e 0,40% de abstenção.

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ASSOCIADOS ATIVOS

Regular

Comandantes - R$ 125,00
Copilotos - R$ 87,50
Comissários - R$ 50,00
Mecânico de Voo - R$ 68,75

Táxi Aéreo

Comandantes táxi - R$ 62,50
Copilotos táxi - R$ 43,75
Comissários táxi – R$ 25,00

Agrícola - R$ 37,50

Instrutores de Voo - R$ 18,75

 

ASSOCIADOS ASSISTENCIAIS

Regular

Comandantes assistencial - R$ 31,25
Copilotos assistencial - R$ 22,50
Comissários assistencial - R$ 12,50
Mecânico de Voo assistencial - R$ 18,75

Táxi Aéreo

Comandantes táxi assistencial - R$ 18,75
Copilotos táxi assistencial - R$ 15,00
Comissários táxi assistencial - R$ 6,25

Agrícola assistencial - R$ 12,50

Instrutores de Voo assistencial - R$ 6,25

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O SNA convoca os tripulantes associados para votação on-line, que será realizada nos dias 27 e 28 de janeiro, para deliberar sobre a proposta de manutenção dos valores das mensalidades do sindicato atualmente praticados para o ano de 2022 —veja tabela abaixo.

Para votar, os tripulantes associados devem acessar o link a seguir a partir das 9h do dia 27 de janeiro e seguir todas as instruções: https://votacao.aeronautas.org.br

Veja o edital de convocação: https://tinyurl.com/y2knrx6z

Com essa deliberação, o SNA continua buscando meios de minimizar os impactos da crise causada pela pandemia de covid-19 aos pilotos e comissários.

Lembramos que o SNA isentou todos os associados da cobrança de mensalidades nos meses de maio, junho e julho de 2020, após aprovação em assembleia, e quem vem praticando redução de valores desde então.

Ressaltamos que, apesar de a concessão destas isenções e reduções representarem um valor bastante expressivo na arrecadação da entidade, a diretoria do SNA entende a medida como necessária.

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ASSOCIADOS ATIVOS

Regular

Comandantes - R$ 125,00
Copilotos - R$ 87,50
Comissários - R$ 50,00
Mecânico de Voo - R$ 68,75

Táxi Aéreo

Comandantes táxi - R$ 62,50
Copilotos táxi - R$ 43,75
Comissários táxi – R$ 25,00

Agrícola - R$ 37,50

Instrutores de Voo - R$ 18,75

ASSOCIADOS ASSISTENCIAIS

Regular

Comandantes assistencial - R$ 31,25
Copilotos assistencial -  R$ 22,50
Comissários assistencial - R$ 12,50
Mecânico de Voo assistencial - R$ 18,75

Táxi Aéreo

Comandantes táxi assistencial - R$ 18,75
Copilotos táxi assistencial - R$ 15,00
Comissários táxi assistencial - R$ 6,25

Agrícola assistencial - R$ 12,50

Instrutores de Voo assistencial - R$ 6,25

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A Ifalpa (Federação Internacional das Associações de Pilotos de Linha Aérea) publicou um documento no último dia 13 de janeiro, baseado em um alerta de segurança emitido pela Alpa (Airline Pilots Association), que atualiza recomendações para operações de aeronaves sob

potenciais efeitos adversos sobre os radioaltímetros devido à interferência de comunicações 5G.

O alerta da Alpa cita as diretrizes da FAA (Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos), que emitiu Notams (avisos para missões aéreas) para locais onde a presença de sinais sem fio 5G poderá interferir no radar da aeronave.

O documento afirma que é fundamental que os pilotos estejam cientes e cumpram todas as restrições impostas pela FAA e pelas companhias aéreas.

Os pilotos também devem garantir que o planejamento de voo e a preparação avançada considerem, especialmente, a possibilidade de necessidade de uso de aeroporto alternativo.

Além disso, os pilotos devem buscar ativamente informações em caso de dúvidas.

Veja a íntegra do documento: https://tinyurl.com/2p8kuvmv

A Anac publicou no último dia 30 de dezembro um ASO (Alerta de Segurança Operacional) com  recomendações para operação nos Estados Unidos, especificamente sobre potenciais efeitos adversos sobre os radioaltímetros em espaços sujeitos à interferência de comunicações 5G na Banda C.

No documento, a ANAC recomenda a todos os operadores, proprietários e pilotos de aeronaves registradas no Brasil que venham a realizar operações no território dos Estados Unidos as seguintes ações:

1. Tomar conhecimento e observar as recomendações dos seguintes documentos emitidos pela FAA:

- SAIB AIR-21-18R1
- AD 2021-23-12
- AD 2021-23-13
- SAFO 21007

2. Observar as restrições estabelecidas nos NOTAMs eventualmente emitidos e considerar o impacto que estas restrições podem causar às suas operações pretendidas. Recomenda-se realizar uma análise de risco quanto ao impacto da indisponibilidade das funções listadas nas Diretrizes de Aeronavegabilidade emitidas pela FAA, tendo em vista que os NOTAMs podem ser emitidos sem prévio aviso para localidades onde até então não se tem limitações.

3. Verificar junto aos fabricantes de suas aeronaves quanto à existência de um AMOC aprovado pela FAA que possa ser utilizado, e as recomendações aplicáveis.

Veja a íntegra do ASO 004-0/2021 da Anac: https://tinyurl.com/5695mpn4

A Anac lembra no documento que eventuais dúvidas podem ser enviadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Por fim, o SNA ressalta que as informações fornecidas pelas empresas aéreas devem ser seguidas à risca e que devem prevalecer em caso de qualquer conflito de informações.