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O Estado de S.Paulo
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O Globo
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G1
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Diário Catarinense
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Tribuna do Norte - RN
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Correio da Paraíba
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O Liberal - PA
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Mercado&Eventos
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Panrotas
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Yahoo! Notícias
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O Estado de S.Paulo
14 de fevereiro de 2014 | 17h 21
Correção: TAM oferecerá 52 voos extras no carnaval
LUCIANA COLLET - Agencia Estado
SÃO PAULO - Segue a nota corrigida:
A TAM vai aumentar sua oferta de voos domésticos durante o carnaval, com um total de 52 voos extras, entre 27 de fevereiro e 10 de março. Somente a Região Nordeste terá acréscimo de 42 novos horários a partir das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Salvador terá o maior incremento, com 16 voos extras, seguido de Natal, com 12, Fortaleza, com 6, e Maceió e João Pessoa, com 4 voos extras cada um. Além do reforço para o Nordeste, a TAM também aumentará o número de voos para o Rio de Janeiro a partir de Florianópolis e Foz do Iguaçu.
Já no mercado internacional, a LAN Airlines, que junto com a TAM forma o Grupo LATAM Airlines, terá dois voos extras entre Santiago e Rio de Janeiro, além das duas frequências (ida e volta) diárias que a companhia já opera entre as duas cidades.
Em comunicado, a TAM também salientou que reforçará o atendimento nos principais terminais durante o feriado e mobilizará cinco aeronaves reservas para suprir as necessidades da empresa em casos de contingência operacional, com equipes extras de tripulantes técnicos e de cabine. "Um número maior de profissionais poderá ser extraordinariamente acionado para qualquer eventualidade nas operações, incluindo os casos de interrupção de voos por mau tempo e de voos alternados para outros aeroportos".
Entre dezembro e janeiro, durante a temporada de festas de fim de ano e férias de verão, foram registrados episódios de atrasos nos voos, inclusive por problema mecânico ou mau tempo, que foram agravados porque a tripulação, com excesso de horas de voo, não podia seguir viagem por restrições de legislação.
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O Globo
17/02/14 - 6h18
Avião da Ethiopian Airlines é desviado para Genebra
Sequestrador da aeronave foi detido
O GLOBO
COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS
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O avião da Ethiopian Airlines aterrissou em Genebra, onde o o sequestrador foi preso
Foto: PIERRE TAILLEFER / AFP
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GENEBRA - Um avião da Ethiopian Airlines com destino a Roma foi obrigado a se desviar para Genebra, onde o sequestrador da aeronave foi detido, informou a polícia suíça.
O porta-voz da polícia de Genebra Jean-Phillipe Brand disse que a situação está sob controle e que ninguém ficou ferido durante o incidente.
O avião fez uma aterrissagem não programada na cidade suíça às 6h da manhã (3h da manhã no horário de Brasília).
Os passageiros do Boeing 767 deixaram o avião com as mãos levantadas e embarcaram em um ônibus que estava esperando na beira da pista
- O aeroporto está fechado e a situação controlada - disse o porta-voz da polícia.
Todos os pousos e decolagens programados em Genebra na parte da manhã foram desviados para outros aeroportos ou cancelados, informou o site do aeroporto de Genebra .
De acordo com a Ethiopian Airlines, todos os passageiros e membros da tripulação estão em segurança no aeroporto. Segundo o jornal “La Tribune de Genève” , o avião foi desviado ao voar sobre o Sudão.
Até o momento, as razões para os sequestro são desconhecidas.
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O Globo
16/02/14 - 12h48
Aeroportos 'padrão Fifa' ameaçados por cronogramas mal planejados
Maioria das aéreas não ocupará novas áreas em aeroportos privados
GERALDA DOCA
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Obras do Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos
Foto: FOTO: Michel Filho
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BRASÍLIA - Os planos do governo de oferecer aos turistas que virão para a Copa aeroportos com padrão de primeiro mundo estão ameaçados.
Os concessionários dos aeroportos de Guarulhos, Brasília, Viracopos e São Gonçalo do Amarante (que vai substituir o de Natal) — leiloados na primeira rodada da privatização — prometem entregar as obras.
Porém, a 116 dias do evento, sistemas com tecnologia de ponta que estão sendo instalados nos terminais precisam passar por testes para eventuais ajustes e as companhias aéreas terão que transferir operações, equipamentos e pessoal para as novas áreas, cumprindo ainda etapas de treinamento e testes.
Pelas regras internacionais, esse é um processo que leva, no mínimo, seis meses, dado o nível de segurança exigido, e o governo não contabilizou adequadamente essas tarefas no cronograma oficial.
O novo terminal de passageiros de Guarulhos, com capacidade para 12 milhões de passageiros, tem inauguração marcada para 11 de maio. Os testes começam no fim deste mês e vão até março. Mas já está praticamente certo que não haverá tempo para implementar o dispositivo automático de despacho de bagagem, considerado um mecanismo complexo por exigir conexão estreita com os sistemas das companhias e suas parceiras internacionais.
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— O mais complexo é o sistema automático de bagagem. Ainda não existe no Brasil e já deu muito problema mundo afora — disse Antonio Miguel Marques, executivo da GRU Airport, que administra Guarulhos.
Diante do risco de falhas, as empresas que operam nos terminais 1 e 2 de Guarulhos estão com receio de mudar para a nova área. Na Copa, apenas 11 de 25 companhias estarão operando no novo terminal. Devido ao volume de voos, a TAM só vai se mudar após o Mundial. Os terminais existentes, apesar das melhorias realizadas pelo novo concessionário, são insuficientes para atender a demanda — 35,9 milhões de passageiros em 2013.
O aeroporto de Viracopos tem um laboratório de testes de sistemas e TI, considerado a alma do novo terminal de passageiros, mas, para evitar problemas na Copa, só a TAP vai migrar para a nova área. As empresas Gol, TAM e Azul só vão transferir as operações após o torneio. O terminal atual não dispõe de ponte de embarque e não consegue atender adequadamente a demanda, de 9,2 milhões de usuários.
‘Não adianta o novo a qualquer custo’
O novo aeroporto de São Gonçalo do Amarante, além dos desafios inerentes à instalação de novos sistemas, tem problema na via de acesso e na torre de controle. O prazo é considerado apertado para a homologação dos equipamentos.
A situação é tão crítica que o governo acionou a Aeronáutica para coordenar os serviços de navegação aérea, e o próprio concessionário corre contra o tempo para construir seu acesso, depois que o governo do estado mostrou-se incapaz de realizar a obra. Nos bastidores, já se trabalha com a ideia de adiar a transferência e manter as operações no antigo terminal de Natal na Copa. A ideia inicial era transferir as operações para São Gonçalo, que tem inauguração marcada para meados de abril.
A situação é menos preocupante em Brasília, onde as obras foram mais focadas na ampliação das áreas de embarque e desembarque de passageiros. Segundo Alysson Paolinelli, executivo do consórcio Inframérica, que administra o aeroporto da capital do país, 30% dos sistemas de controle automático de bagagem e uso compartilhado das áreas de check-in pelas companhias foram testadas e funcionam adequadamente.
O restante depende da conclusão da obra (nova sala de embarque e ponto de acesso às aeronaves). A inauguração está prevista para a primeira semana de abril.
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Os contratos assinados pelos concessionários determinam que as obras obrigatórias para a Copa, como a construção de novos terminais de passageiros, por exemplo, devem estar prontas e operacionais na Copa. Em caso de atraso, a multa é de R$ 150 milhões, mais R$ 1,5 milhão por dia de atraso. Indagado se a Agência Nacional de Aviação (Anac) vai multar os operadores, o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, respondeu:
— A orientação que dei à Anac é que não gere dificuldades, problemas para os passageiros no período da Copa. Não adianta querer o novo a todo custo se isso pode causar transtornos aos passageiros.
Moreira Franco reconheceu que há dificuldades relacionadas à transferência de sistemas. As empresas não serão pressionadas a migrar operações para as novas áreas, independentemente da Copa:
— Sabemos que temos problemas complexos na transferência de sistemas de alto padrão tecnológico e, evidentemente, isso terá que ser enfrentado, e será. Mas essa transferência não vai causar danos à Copa, ao atendimento. Se tiver dúvida neste processo, não vamos autorizar que seja feito. Será uma atitude conservadora.
O presidente da Anac, Marcelo Guaranys, disse que a agência tem um cronograma para vistoriar obras e o funcionamento dos sistemas, a fim de cumprir requisitos da homologação. Ele destacou que, pelas regras dos contratos, o aeroporto tem que estar pronto, com capacidade para funcionar, o que não significa ocupação plena de toda a área construída:
— A nossa preocupação é não gerar restrição operacional forte.
Segundo especialistas e técnicos do governo, o problema é que o prazo e a complexidade da transferência das operações não foram consideradas no cronograma oficial. A decisão de conceder os aeroportos ao setor privado saiu tarde. Em 2010, o ex-presidente Lula abortou os planos de privatização, temendo críticas em ano eleitoral.
No primeiro ano do mandato, a presidente Dilma Rousseff anunciou a primeira rodada de concessões. Guarulhos, Viracopos e Brasília foram leiloados em fevereiro de 2012, mas os contratos foram assinados em junho, e os concessionários só assumiram os aeroportos em novembro de 2012. Os aeroportos concedidos respondem por mais de 30% do movimento de passageiros; por 65% do tráfego internacional; e 57% da movimentação de cargas. Para evitar caos na Copa, governo e operadores terão planos de emergência.
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O Globo
Sábado 15.2.2014
Santos Dumont: nova refrigeração demora. Obras, orçadas em R$ 20 milhões, devem ficar prontas só depois da Copa
BRUNO AMORIM [email protected]
EDUARDO NADDAR/26/12/2012
Sufoco. Mulher se abana no saguão do Santos Dumont: problema recorrente
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O ministro da Secretaria da Aviação Civil, Moreira Franco, anunciou ontem o projeto
de modernização do sistema de refrigeração do Aeroporto Santos Dumont.
Ele não garantiu, porém, que a obra, orçada em R$ 20 milhões, fique
pronta antes da Copa do Mundo.
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— O nosso problema não é Copa. O nosso problema é ficar pronto o mais rapidamente possível. O que nós queremos é atender o usuário do Santos Dumont hoje — disse o ministro.
PRIMEIRO, O EMBARQUE
A obra será realizada em duas etapas. A primeira acontecerá no terminal de embarque e deve custar R$ 8 milhões.
A companhia responsável pelo serviço será escolhida após processo de licitação, que deve durar cerca de 30 dias. Após o fim da obra, segundo o ministro, a temperatura do aeroporto deve ficar em 22 graus. Atualmente, é de 27 graus em média:
— Nós vamos dividir a intervenção em duas etapas. A primeira vai cuidar de garantir uma temperatura no salão de embarque de 22 graus.
No salão de desembarque, que é o projeto antigo do aeroporto, nós vamos fazer uma reforma, o retrofit dele.
Para isso, vamos inclusive procurar o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) para que auxilie a Infraero num projeto que tem que ser muito bem cuidado, porque aquilo é um patrimônio da cidade do Rio de Janeiro.
As obras de refrigeração no terminal de desembarque, segundo o ministro, só devem começar após a Copa.
ROTINA DE CALOR
Os investimentos, segundo Gustavo do Vale, presidente da Infraero, já estão garantidos e sairão do Fundo Nacional da Aviação Civil.
— É um fundo que hoje já tem mais de R$3,5 milhões em caixa, então eu posso te garantir que recurso para investir não vai faltar — afirmou o presidente da empresa.
Quem passou pelo Santos Dumont nos últimos meses sofreu com o calor. A psicóloga Carmem Pureza, que viaja com frequência, diz que o aeroporto é sempre quente. Já o militar Manoel Ribeiro acha que a temperatura está mais amena no terminal de embarque:
— Hoje não está tão quente. O calor aqui já esteve pior. Percebi que colocaram ar-condicionado, o que antes não existia. ?
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O Globo
15/02/14 - 13h49
TAM evita comentar ‘convicção’ de procurador na culpa dos réus em acidente que matou 199
Rodrigo de Grandis afirmou que pedirá pena mais alta para ex-diretora da Anac e executivos da empresa. Companhia informou por meio de nota que tem mantido total colaboração com as várias instâncias de investigações
O GLOBO, COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA BRASIL
SÃO PAULO - O procurador da República, Rodrigo De Grandis, afirmou na sexta-feira à noite, após o interrogatório dos três acusados pelo acidente com o voo 3054 da TAM, em julho de 2007, que tem convicção da responsabilidade dos réus.
Foram ouvidos na 8ª Vara Criminal Federal em São Paulo a ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Denise Abreu; o vice-presidente de Operações da TAM, Alberto Fajermann; e o diretor de Segurança de Voo da TAM, Marco Aurélio dos Santos de Miranda e Castro. Em 17 de julho de 2007, a aeronave proveniente de Porto Alegre não conseguiu parar na pista ao pousar no Aeroporto de Congonhas, na zona Sul de São Paulo, e chocou-se com o prédio da TAM Express. Todos os passageiros do voo morreram, além de algumas pessoas que estavam em terra. No total, 199 pessoas morreram.
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Procurada pela reportagem do GLOBO, a TAM informou por meio de nota que tem mantido total colaboração com as várias instâncias de investigações durante todo o processo, tendo colocado à disposição das autoridades e órgãos competentes todas as informações necessárias. Em respeito ao processo ainda em curso, a companhia não se manifestará antes da decisão final.
De acordo com o procurador, o Ministério Público Federal (MPF) pedirá penas “extremamente altas”, além das habituais. Os três são acusados pelo crime de atentado à segurança do transporte aéreo e podem pegar pena de até 12 anos.
- O Ministério Público Federal tem convicção de que os réus têm responsabilidade penal. Na verdade os interrogatórios só confirmaram as provas que o Ministério Público Federal têm trazido - disse o procurador.
De Grandis disse que o MPF pedirá pena mais alta por conta da gravidade do acidente que matou os passageiros, toda a tripulação e pessoas que estavam em terra.
- Houve uma culpa extremamente grave. Portanto, a pena deve ser colocada em um patamar superior àquele que normalmente acontece - disse De Grandis.
O procurador afirmou que embora vá pedir penas maiores, os réus, se condenados, poderão não cumprir pena em regime fechado.
- Infelizmente, a lei não proporciona regime fechado porque é crime de natureza culposa. Mas é o juiz quem fixa o regime - disse.
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Norma inexistente
De acordo com De Grandis, Denise Abreu tentou contrariar toda prova produzida pelo MPF. Ela disse que o depoimento de uma desembargadora federal, Cecília Marcondes, era 'inverídico'. A desembargadora afirmou perante ao juiz que Denise Abreu defendeu a aplicação de uma norma que não existia.
Denise Abreu e seu advogado não quiseram falar com a imprensa após o interrogatório.
Já o advogado Antonio Cláudio Mariz, que defende o vice-presidente de Operações da TAM, Alberto Fajermann, disse que o acidente, entre outras razões, se deu pela posição errada dos manetes de aceleração do avião quando do momento do pouso.
O advogado disse que o exame da caixa-preta trouxe esta informação.
O advogado afirmou também que a pista do Aeroporto de Congonhas teve papel relevante para o acidente. A pista havia sido fechada no dia do acidente pela Infraero, mas foi reaberta.
- Eu acho que falta alguém no banco dos réus, exatamente o responsável pela Infraero ou pela torre de comando. Este alguém não está respondendo ao processo-crime, deveria estar.
O MPF terá 45 dias para apresentar sua investigação. Em seguida, a defesa terá o mesmo prazo. Após isso, deverá ser publicada a sentença, o que deve levar até um ano e meio.
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G1
17/02/2014 06h36
Copiloto sequestrou avião da Etiópia e pediu asilo à Suíça, diz aeroporto
Ele foi detido em Genebra, e passageiros não correm risco. Etíope afirmou que se sentia 'ameaçado' em seu país de origem.
Do G1, em São Paulo
O homem detido nesta segunda-feira (17) após ter desviado um voo da companhia Ethiopian Airlines entre Adis Abeba e Roma era copiloto do avião, anunciou nesta segunda-feira (17) o porta-voz do aeroporto.
O homem, de 31 anos, disse que "se sentia ameaçado" em seu país e pediu asilo à Suíça após o pouso em Genebra, disse o porta-voz Bertrand Stampfli.
Ele aproveitou o momento em que o comandante foi ao banheiro para se trancar na cabine, segundo Stampfli.
O copiloto, que não estava armado, foi detido após o pouso.
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Passageiros são retirados de avião da Ethiopian Airlines no aeroporto de Genebra, na Suíça.
(Foto: Salvatore Di Nolfi / AP Photo)
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O sequestrador, um etíope, entrou em contato com o aeroporto de Genebra e anunciou que precisava pousar para abastecer a aeronave e depois informou o sequestro, explicou Stampfli.
"Às 6H02, o avião pousou sem problemas", disse.
O copiloto, que não portava armas, foi detido após deixar o avião, segundo o porta-voz.
Ele será levado à justiça ainda nesta segunda-feira.
Tecnicamente, o sequestrador pode ser acusado de "tomada de reféns", crime que pode resultar em uma condenação de 20 anos de prisão.
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G1
15/02/2014 10h00
Aeroportos da Indonésia reabrem depois de erupção de vulcão
Outros quatro permanecem fechados em função da erupção. Ao menos 3 pessoas morreram e milhares tiveram de deixar suas casas.
Da France Fresse
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Trabalhadores limpam a pista que foi coberta com cinzas da erupção do Mount Kelud
no aeroporto de Adi Sumarmo (Foto: AP)
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Três aeroportos da Indonésia retomaram suas atividades neste sábado (15), enquanto outros quatro permanecem fechados em função de uma forte erupção vulcânica.
Pelo menos três pessoas morreram e milhares receberam ordem para deixar suas casas na ilha indonésia de Java, a maior do arquipélago, depois da forte erupção de um vulcão que expeliu cinzas e pedras incandescentes a longa distância.
O estado de alerta por causa da erupção do Monte Kelud, considerado um dos mais perigosos de Java, ilha densamente povoada, foi emitido na quinta-feira à noite, pouco antes do início da atividade vulcânica.
Imagens transmitidas pela televisão mostraram cinzas e rochas que caíam como uma chuva sobre os povoados próximos.
Os moradores fugiam aterrorizados para os centros de evacuação.
As cidades de Surabaya, Yogyakarta e Solo, Semarang e Bandung, ao leste de Java, também foram afetadas e todos os voos dos aeroportos destas localidades foram cancelados, anunciou o ministério dos Transportes.
O centro de vulcanologia e de riscos geológicos do país considera pequena a possibilidade de uma nova erupção tão potente quanto a de quinta-feira.
As autoridades pediram aos moradores que não retornem para suas casas, pois alguns locais ainda são afetados por rios de lava e por uma grande concentração de enxofre no ar.
Na Indonésia, há cerca de 130 vulcões em atividade. No início do mês, a erupção de outro vulcão, o Sinabung, no oeste de Sumatra, provocou 16 mortes.
As erupções do Kelud (1.731 metros) provocaram desde o século XVI quase 15.000 mortes, sendo 10.000 em 1568.
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G1
14/02/2014 21h08
Avião faz pouso de emergência no aeroporto Augusto Severo, RN
Aeronave da Azul estava em Campina Grande quando houve problema. Segundo a empresa, o avião foi a Natal para realizar uma manutenção.
Do G1 RN
Veja vídeo no site do G1
http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2014/02/aviao-faz-pouso-de-emergencia-no-aeroporto-augusto-severo-rn.html
Um avião da companhia Azul precisou fazer um pouso de emergência na tarde desta sexta-feira (14) no aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim, na Grande Natal.
De acordo com a assessoria de imprensa da empresa aérea, a aeronave se preparava para pousar na cidade de Campina Grande quando precisou fazer uma manutenção não programada e seguiu para Natal.
A aeronave saiu de São Paulo às 7h com destino à cidade de Petrolina, em Pernambuco, e tinha escalas em Belo Horizonte e Campina Grande. A Azul informou que o voo aterrisou em Natal às 14h30. Ainda segundo a empresa aérea, parte dos passageiros foram levados de avião para Petrolina e outros seguiram de ônibus para Campina Grande.
Em entrevista à equipe da Inter TV Cabugi, passageiros informaram que o voo passou por uma turbulência e uma mulher chegou a passar mal. O piloto teria dito a alguns passageiros que a aeronave teve um problema nos freios e precisou ir para a capital potiguar.
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G1
14/02/2014 18h41
Justiça quer saber a viabilidade social de obra no aeroporto de Teresina
Audiência determinou que PMT indique quais imóveis serão afetados. Projeto deve ser apresentado em nova reunião no dia 25 de abril.
Do G1 PI
Após uma audiência de instrução sobre a ampliação do Aeroporto de Teresina, realizada nesta sexta-feira (14) na 5ª Vara Federal do Piauí, a Justiça determinou a apresentação de um estudo sobre o impacto social a ser causado pela obra. Também foi marcada uma nova audiência para o dia 25 de abril, em que a Prefeitura de Teresina apresentará o estudo colicitado contendo a lista e descrição dos imóveis e moradores afetados pela desapropriação, bem como a solução jurídica proposta para cada caso.
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Aeroporto Petrônio Portela, localizado na Zona Norte
de Teresina (Foto: Reprodução/TV Clube)
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Durante a audiência, e conforme determinado pela Justiça Federal no Piauí dia 30 de janeiro, a Prefeitura de Teresina declarou sua opção pela construção de um novo sítio aeroportuário, o que, segundo o secretário municipal de Planejamento, Washington Bonfim, é mais adequado ao planejamento e perspectiva de crescimento de Teresina.
Ainda de acordo com o secretário, a construção de um aeroporto demanda tempo e é necessário reformar o atualmente existente. O representante da administração municipal destacou que o município já comunicou às autoridades federais que concretizará o Cenário 1 (apresentado pela Infraero), o qual envolve menor número de famílias desapropriadas.
O decreto desapropriatório deve ser publicado em 21 de fevereiro, segundo informações do secretário municipal de planejamento.
Após as manifestações do Procurador da República; do representante da INFRAERO; da Defensoria Pública da União, da procuradoria do Município e de representantes da Associação de Moradores do Bairro Aeroporto – ASCOBA; além do secretário municipal de Planejamento, ficou esclarecido na audiência que existem situações diversas na região atingida, porque alguns têm título legítimo e outros são ocupantes irregulares.
Para aqueles com título legítimo, é garantida a justa indenização. Para aqueles de ocupação irregular, estão sendo travadas conversas com o Governo Federal e Caixa Econômica Federal com vistas a beneficiar tais famílias por meio do programa Minha Casa Minha Vida, em local distante aproximadamente 4 quilômetros da área desapropriada.
A magistrada pontuou sua preocupação com a condução do processo de desapropriação, o qual deve ser transparente e responsável com as famílias atingidas, que têm direito de ter acesso às informações e de receber do Poder Público a oportunidade de estabelecerem moradia em outro local. Ademais, o plano adotado de expansão do aeroporto deve ser criterioso do ponto de vista técnico e apto a solucionar o problema até a construção do novo sítio.
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Diário Catarinense
14/02/2014 | 14h12
Companhias aéreas planejam 18 voos extras para o Carnaval em Florianópolis
Aeroporto Internacional Hercílio Luz tem ainda a previsão de 68 operações charter no feriado
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TAM confirmou seis voos extras ligando Florianópolis ao Rio
Foto: Marcio Jumpei / TAM,Divulgação
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Para atender a demanda no feriado de Carnaval, as companhias aéreas que operam no Aeroporto Internacional Hercílio Luz reforçaram a programação com o pedido de 18 voos extras durante o feriado.
Segundo a Infraero, a TAM foi a empresa que teve o maior número de solicitações — foram oito voos solicitados com destino ao Rio de Janeiro; a Azul pediu seis operações com destino a Campinas; a Gol solicitou quatro operações com destino a Guarulhos (SP) e ao aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.
Conforme nota divulgada nesta sexta-feira, a TAM confirmou seis voos extras, entre 27 de fevereiro e 10 de março, entre Florianópolis e Rio de Janeiro.
O reforço representará um aumento 13,6% na oferta da companhia entre ambos os destinos.
Segundo a TAM, o voo adicional JJ 9362 sairá do Rio de Janeiro às 22h40 e chegará a Florianópolis à 0h15. Na rota inversa, o JJ 9363 decolará da capital catarinense à 0h45 com pouso previsto no Rio para as 2h05.
Mais voos internacionais
Companhias estrangeiras solicitaram a operação de 68 voos charter, a maioria com operação da Aerolineas Argentinas e ligação de Florianópolis a Buenos Aires. Santiago, no Chile, aparece como segundo destino com maior número de solicitações de voos adcionais.
Veja abaixo a relação completa divulgada pela Infraero:
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VOOS EXTRAS/CHARTER INTERNACIONAL:
ANS (Andes) – 4 operações
Procedência e Destino: Buenos Aires
ARG (Aerolineas Argentinas) – 34 operações
Procedência e Destino: Buenos Aires
AUT (Austral) – 12 operações
Procedência e Destino: Buenos Aires
BQB – 4 operações
Procedência e Destino: Montevideo
PCP (Aerolineas Principal) – 6 operações
Procedência e Destino: Santiago
SKU (SKY) – 8 operações
Procedência e Destino: Santiago
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VOOS EXTRAS DOMÉSTICOS:
TAM – 8 operações
Procedência e Destino: Rio de Janeiro (Galeão)
AZUL – 6 operações
Procedência e Destino: Campinas
GOL – 4 operações
Procedência e Destino: Rio de Janeiro (Galeão) / Guarulhos
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Tribuna do Norte - RN
16 de Fevereiro de 2014 às 00:00
Novo aeroporto do RN está à espera de definições
Renata Moura e Vinícius Menna
Editora e Repórter
O primeiro aeroporto do Brasil concedido à iniciativa privada está em fase de conclusão no Rio Grande do Norte e se prepara para receber os primeiros voos no dia 15 de abril. A cerca de dois meses da data prevista para inauguração, no entanto, questões relacionadas à operação estão indefinidas.
O processo de migração das companhias aéreas do atual para o novo aeroporto, erguido a 40Km de Natal, no município de São Gonçalo do Amarante, é um dos pontos ainda em discussão. O que as empresas já sabem é que terão pouco tempo para a mudança.
A previsão do consórcio Inframérica, que está construindo e vai operar os terminais, é entregar as instalações no dia 27 de março, para o início da transição.
Essa mudança é necessária porque o aeroporto atual, o Augusto Severo, vai deixar de operar voos comerciais e deve ser entregue à Força Aérea Brasileira em data ainda indefinida, após a Copa.
“Serão menos de 30 dias (para a mudança). Não é ideal, mas vamos procurar nos adaptar”, diz o diretor de Segurança e Operações de Voo da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Ronaldo Jenkins. O ideal, diz ele, seriam 90 dias.
Uma reunião que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) convocou para esta terça-feira (18), em Brasília, deverá trazer definições sobre o assunto. “A partir dessa reunião vamos estudar se o prazo é exequível”, diz Jenkins. “Mas não existe, por parte das empresas aéreas, interesse em criar qualquer obstáculo à transferência”, frisa.
O Inframérica afirma que não há previsão de alteração do cronograma, no momento. Também frisa que, na Copa, todos os voos comerciais estarão no Aeroporto Governador Aluízio Alves, que está erguendo em São Gonçalo do Amarante.
Durante o mundial, no entanto, há a possibilidade, já confirmada, de o Augusto Severo continuar aberto. Como será usado ainda é uma incógnita. O que é certo é que as aéreas não vão operar nos dois aeroportos.
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Correio da Paraíba
14/02/14 às 17h53
Paraíba negocia voos internacionais para aeroportos de João Pessoa e Campina Grande
Presidente da PBTur, Ruth Avelino, participou de reunião com a diretoria da Gol Linhas Aéreas Inteligentes e apresentou uma proposta que reduz a alíquota de ICMS para o combustível de aviação de 17% para 12%, para novos voos
Por Redação
Lorenzo Costa
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A ampliação do número de voos nos aeroportos de João Pessoa e Campina Grande, inclusive, um voo internacional, que sairia da capital paraibana direto para Buenos Aires (Argentina) é um assunto que vem sendo negociado pelo Governo do Estado.
Nessa quinta-feira (12), a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, participou de uma reunião com a diretoria da Gol Linhas Aéreas Inteligentes, em São Paulo, quando apresentou uma proposta do governador Ricardo Coutinho, que reduz a alíquota de ICMS (Imposto sobre Circulação de Serviços) para o combustível de aviação de 17% para 12%, para novos voos e nos horários entre 7h e 19h.
De acordo com Ruth Avelino, o vice-presidente e diretor Comercial da Gol, Eduardo Bernardes Neto, sinalizou de forma positiva sobre a proposta, que será encaminhada às áreas técnica e financeira da companhia aérea para ser estudada.
Caso a proposta seja aceita, de imediato, a Gol iniciará duas operações, uma no Aeroporto Castro Pinto e outra no Aeroporto João Suassuna, em Campina Grande.
“A reunião foi bastante produtiva e acreditamos que a Paraíba passará a ter mais voos e em horários que não sacrifique tanto os passageiros que chegam e que saem do Estado”, afirmou a executiva da PBTur.
O executivo da companhia aérea afirmou que 45% dos custos das operações são gastos apenas com combustível, e lembrou que todas as operações financeiras são realizadas em dólar, o que encarece ainda mais.
A redução do ICMS, de acordo com Neto, daria margem para que a Gol inserisse a Paraíba no processo de abastecimento das aeronaves, que passaria a ser completo, e não apenas o necessário para se chegar a outro aeroporto onde o valor do imposto praticado seja menor. O Ceará e o Piauí reduzindo suas alíquotas para 12%.
A proposta encaminhada à Gol será feita para todas as outras companhias aéreas que operam no Aeroporto Castro Pinto e João Suassuna.
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Segundo Ruth Avelino, estão sendo agendadas reuniões com as direções da Azul, TAM e Avianca, já para o mês de março, quando será realizado, em São Paulo, o Workshop da Operadora CVC. Além da redução do ICMS, a presidente da PBTur está apresentando aos diretores das companhias uma carta assinada pelo governador que destaca a evolução do turismo paraibano, que tem sido incrementado com o funcionamento do Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima.
No documento, Ricardo Coutinho se diz convicto de que a realização permanente de encontros, congressos, feiras e convenções “abrangem interesses de vários segmentos, além de movimentar a Capital e o Estado como um todo e, consequentemente, estimular as diversas atividades socioeconômicas carreando divisas, constituindo-se em incontestável fonte geradora de empregos”.
Dados do Convention Bureau de João Pessoa indicam que em apenas 23 eventos captados pela instituição, que serão realizados em 2014, a capital deva atrair 30 mil turistas, que deixarão uma receita aproximada de R$ 50 milhões na economia local.
Movimentação
Estatísticas da Infraero - Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, repassados pelas companhias aéreas que operam no Aeroporto Castro Pinto, apontam que a ocupação média dos aviões da Gol, no ano passado, foi de 74,88%.
Já a média de ocupação dos voos da TAM Linhas Aéreas chegou a 87,94%, entre julho e dezembro de 2013. Segundo Eduardo Bernardes Neto, o índice de ocupação é considerado muito bom pela Gol, mas não cobre os custos das operações.
A reunião realizada na sede da Gol, na quinta-feira, foi articulada pelo presidente da Abav - Associação Brasileira das Agências de Viagem, secção Paraíba, Breno Mesquita, e contou com as presenças dos secretários de Turismo de João Pessoa e Campina Grande, Roberto Brunet e Catharina Brasil, respectivamente. Também estiveram no encontro Adriana Motta, coordenadora comercial para operadoras e agências; e Christiano Lapis, gerente comercial para o mercado Paraíba.
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O Liberal - PA
Belém 16 de Fevereiro de 2014
Voo abre rota do turismo entre Belém e Miami
Paraenses podem viajar diretamente entre a capital paraense e a cidade norte-americana. Pará também espera visitantes.
YÁSKARA CAVALCANTE
Enviada especial à Miami*
Nunca se viu tanto paraense em Miami, a capital internacional das compras e mais procurado destino no estado americano da Flórida. E se antes nada era fácil, com a maioria dos voos partindo de Manaus, São Paulo ou Rio de Janeiro, a recém-inaugurada rota da TAM que sai de Belém às quartas e domingos, promete encher a Flórida de gente do Pará disposta a gastar em compras de luxo, e também em roteiros que passeiam pela cultura americana, pela gastronomia e até mesmo por programinhas turísticos paralelos, como os cruzeiros pelas Bahamas.
Para ir a Miami, o paraense não precisa de muito. Além dos custos com o visto - ainda distante de ser liberado por Barak Obama -, cerca de 800 dólares com passagem e mais uns três mil para se divertir são suficientes para garantir mini-férias de rei, já que com esse dinheiro é possível, por exemplo, alugar um carro, se hospedar em Miami Beach e até mesmo jantar no Terraza, badalado e muito bem frequentado restaurante do Shore Club, hotel localizado estrategicamente na Collins Avenue, a principal rua da cidade praiana, e por onde passam estrelas de Hollywood. Lá, um bom fettucine com camarões e lagostas custa, em média, US$ 25. Ou seja, cerca de R$ 60, valor que por aqui se paga numa peixaria qualquer.
Paula Lewis, relações públicas do Shore Club, explica que a quantidade de brasileiros que se hospeda no hotel é impressionante. Além de localização perfeita, o hotel, embora imponente pelo conforto, oferece dois restaurantes, spa, piscinas e acesso à praia, com a possibilidade de privacidade e atendimento personalizado de garçons. E tudo por um preço que não chega a assustar: cerca de US$ 300 a diária.
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O Liberal - PA
16 DE FEVEREIRO, 2014 - 13H43 - PARÁ
Dois homens morrem em queda de helicóptero no Pará
Peritos encontraram outro corpo neste domingo; Piloto faleceu na hora
Redação ORM News
Atualizada às 14h42
Duas pessoas morreram na queda de um helicóptero na tarde de sábado (15), na localidade de Vila Fátima, em Tracuateua, nordeste do Pará. O aparelho ficou destruído com o acidente. Informações preliminares dão conta de que o aparelho ia pousar na fazenda-hotel Vitória, localizada no município.
Uma equipe do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves esteve no local ontem e achou o corpo do piloto. Hoje os peritos voltaram ao local do acidente e descobriram mais um corpo. As vítimas foram identificadas como Ramsés Vilhena de Medeiros, de 28 anos, e Edson Marques Bueno, de 46 anos, ambos do Estado de Santa Catarina.
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Foto: Reprodução (Jornal Tracuateua)
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Os dois serão transportados para Belém ainda na tarde deste domingo.
De acordo com a assessoria de imprensa do centro, a identificação formal das vítimas será feita por meio de exame DNA, já que os corpos ficaram destruídos.
A Aeronáutica informou que uma equipe do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) está no local para realizar perícia e determinar o que causou a queda da aeronave.
Segundo a Aeronáutica, o local é uma área de várzea de difícil acesso e não há sinal para telefone celular.
Os peritos do Renato Chaves concederão entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (17), a partir das 10h, para detalhar os procedimentos de identificação das vítimas do acidente.
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Foto: Reprodução (Google Maps)
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Mercado&Eventos
14/02 - 14:46
Aeroporto Internacional Salgado Filho conclui reforma nos banheiros
O Aeroporto Internacional de Porto Alegre/Salgado Filho (RS) concluiu a revitalização de 36 banheiros nos terminais de passageiros 1 e 2, além de melhorias no berçário e em dois fraldários do terminal 1. O investimento da Infraero nessas melhorias foi de R$ 937 mil.
A reforma dos banheiros incluiu a troca de vasos sanitários, portas, pias e espelhos. Os mictórios também foram substituídos por peças ecológicas, que não precisam de água para o funcionamento, utilizando no lugar um produto químico para higienização. Além disso, as lâmpadas foram substituídas por outras utilizando a tecnologia Super LED, que proporcionam iluminação mais clara e menor consumo de energia.
“Além do conforto, as melhorias nos sanitários seguem os princípios da sustentabilidade, proporcionando também maior economia de água e energia para o aeroporto”, afirmou Jorge Herdina, superintendente do Salgado Filho.
Já o berçário, localizado em área pública do terminal 1, e os fraldários do embarque e desembarque internacional, receberam novos móveis e papel de parede, com o objetivo de garantir mais conforto aos usuários e mais comodidade aos pais.
Rafael Massadar
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Mercado&Eventos
14/02 - 11:46
Aerovale (SP) será aeroporto comercial
Nesta segunda-feira (17/02) o Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, estará no Aerovale, em Caçapava (SP) para a cerimônia de assinatura do Plano de Outorga Específico do Aeródromo. Desta forma, o Aerovale que terá a pista concluída em maio e será entregue completo no fim do ano, poderá ser explorado como aeroporto comercial.
O Aerovale é um investimento privado de R$ 200 milhões e vai contar com pista de pouso de 1.550 metros e um condomínio com área aeronáutica e industrial/comercial.
Anderson Masetto
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Panrotas
14/2/2014 18:41:00
US Airways cancela Rio-Charlotte em 2015
O Rio de Janeiro segue perdendo voos internacionais. Depois da Tam, United e Ethiopian, agora é a vez da US Airways cancelar seu voo diário ligando a capital fluminense a Charlotte, nos Estados Unidos.
A data ainda não foi confirmada, mas deverá ocorrer no final de janeiro do próximo ano. Este será o primeiro grande corte da companhia desde a fusão com American Airlines.
A US Airways iniciou seu voo Charlotte-Rio em 2009 e alterna entre um Boeing 767 e Airbus A330 jato , dependendo da demanda sazonal.
A rota São Paulo-Charlotte, no entanto, continua sendo diária e sem previsão de cancelamento ou alteração.
Diego Verticchio
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Panrotas
14/2/2014 17:13:00
AA irá operar no Rio com first class durante Copa
Entre os dias 02 a 30 de junho, a American Airlines irá operar as rotas Rio-Miami (AA990) e Miami-Rio (AA905) com aeronaves B777-200 oferecendo o serviço de First Class. A empresa já está comercializando os novos assentos e o tarifário já foi passado às agências de viagens via newsletter. A medida é para atender a grande demanda de passageiros que irão viajar neste período.
Diego Verticchio
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Panrotas
14/2/2014 14:07:00
Air Canada terá 7 voos extras para o Brasil na Copa
A Air Canada, que tem voos diários e diretos para o Brasil, vai operar sete voos extras de ida e volta entre as cidades de São Paulo e Toronto no período da Copa do Mundo. Os voos serão atendidos pelo Boeing 767-300, que tem capacidade para 211 assentos, em dias específicos: 11 e 12 de junho; 13 e 14 de junho; 24 e 25 de junho; 1 e 2 de julho; 2 e 3 de julho; 14 e 15 de julho; e 15 e 16 de julho.
No sorteio realizado pela Fifa para obtenção dos ingressos, 13,5 mil canadenses foram contemplados, e a companhia acredita que haverá aumento da procura por voos diretos para o Brasil. Nos voos para o Canadá, a expectativa é oferecer uma opção para os brasileiros que pretendem passar o verão no país. O período é de alta estação, que oferece diversas atrações, incluindo um grande número de festivais, em seus centros urbanos e parques nacionais.
As saídas de Toronto serão às 17h25 e às 22h45, com chegada em São Paulo às 4h e às 10h, respectivamente. No sentido contrário, as saídas serão às 6h10 e às 11h30, com chegada em Toronto às 15h45 e às 21h05, respectivamente. Apenas nos dias 3 e 15 de julho, a saída para Toronto será às 11h30.
Biaphra Galeno
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Yahoo! Notícias
17/02/2014 - 03:10
Avião desaparecido no Nepal é encontrado; não há sobreviventes
EFE
Katmandu, 17 fev (EFE).- A Polícia nepalesa localizou nesta segunda-feira o avião que desapareceu com 18 passageiros no domingo no oeste do Nepal e não acharam sobreviventes, informou à Agência Efe uma fonte da Polícia do país.
"A Polícia chegou ao local do acidente e não foram encontrados sobreviventes", disse o chefe de Polícia da região Bam Bahadur Bhandari.
De acordo com a fonte os corpos não puderam ser reconhecidos e não há evidências do impacto da aeronave contra o solo.
Três ocupantes do avião eram tripulantes e os demais dos passageiros, todos eles de nacionalidade nepalesa exceto um cidadão dinamarquês.
O avião Twin Otter com 40 anos de idade partiu no domingo da cidade turística de Pokhara, cerca de 200 quilômetros a oeste de Katmandu, com destino a Jumla, uma remota cidade a cerca de 60 quilômetros a noroeste da capital nepalesa.
"Devia aterrissar por volta de 1h45, mas não chegou", disse à Efe um membro do Centro de Coordenação de Resgate do Aeroporto Internacional de Tribhuvan de Katmandu.
O acidente provocou de novo dúvidas acerca da segurança dos voos no Nepal.
Em 2010, 2011 e 2012 houve dois acidentes fatais por ano no montanhoso país encravado na cordilheira do Himalaia.
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