AeroClipping, - ano XII - nº 30

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O Estado de S.Paulo

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O Globo

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G1

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Diário Catarinense

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Correio do Povo - RS

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O Dia - PI

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Diário do Comércio - MG

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Diário do Nordeste

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Bahia Notícias

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Jornal de Turismo

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Mercado&Eventos

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Portal UOL

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O Estado de S.Paulo

14 de fevereiro de 2014 | 0h 42

Erupção de vulcão na Indonésia fecha três aeroportos

AE - Agência Estado

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As cinzas de uma grande erupção vulcânica na Indonésia forçaram três aeroportos internacionais a fecharem nesta sexta-feira.

O porta-voz do Ministério dos Transportes Bambang Ervan disse que os aeroportos de Jogyakarta, Solo e Surabaia estavam fechados devido à visibilidade reduzida e aos perigos aos motores das aeronaves.

Os sons da erupção podiam ser ouvidos a 130 quilômetros do monte, em Surabaia, a segunda maior cidade do país. Em Jogyakarta também era possível ouvir os estrondos. Logo que o dia amanheceu foi possível conhecer a extensão da erupção no Monte Kelut.

As cinzas cobriram o chão das duas cidades e continuava a cair, de acordo com testemunhas e relatos nas mídias sociais. Imagens de televisão de cidades próximas ao pico mostraram animais cobertos de cinzas.

Não há relatos de ferimentos como resultado da erupção. Na quinta-feira autoridades insistiram a cerca de 200 mil pessoas que vivem em 36 vilas em um raio de 10 quilômetros do monte para deixarem suas residências. Ainda não está claro quantos acataram o pedido.

O vulcão do Monte Kelut possui 1,73 quilômetro de altura e é um dos 130 vulcões ativos na Indonésia.

Fonte: Associated Press.

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O Estado de S.Paulo

13 de fevereiro de 2014 | 14h 13

Bombardier sai de prejuízo para lucro no 4º tri

DANIELLE CHAVES - Agencia Estado

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SÃO PAULO - A canadense Bombardier teve lucro líquido de US$ 97 milhões (US$ 0,05 por ação) no quarto trimestre do ano passado, em comparação com o prejuízo líquido de US$ 4 milhões (US$ 0,01 por ação) registrado em igual período do ano anterior.

Em todo o ano de 2013, o lucro líquido da companhia foi de US$ 572 milhões (US$ 0,31 por ação), acima de US$ 470 milhões (US$ 0,25 por ação) um ano antes.

A receita no quarto trimestre subiu para US$ 5,32 bilhões, de US$ 4,62 bilhões nos três últimos meses de 2012.

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O Estado de S.Paulo

13 de fevereiro de 2014 | 10h 21

Passagem aérea está mais barata, mas dólar encarece pacotes do carnaval

Preço dos bilhetes recuou 14% em 12 meses, mas moeda americana teve valorização de quase 23% no mesmo período Yolanda Fordelone, do Economia & Negócios

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Importante item no orçamento dos turistas, as passagens aéreas ficaram 14% mais baratas nos últimos 12 meses, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas isso não foi suficiente para baratear o carnaval dos brasileiros.

Quem viajar para o exterior, encontrará um dólar valorizado ante o real. No mercado, a moeda está sendo negociada no patamar de R$ 2,42 e já acumula alta de quase 23% no último ano. A divisa para turistas ainda é vendida de R$ 0,10 a R$ 0,15 mais cara. Dentro do Brasil, o vilão é o aluguel de imóveis de temporada, que teve alta de até 108% no Estado de São Paulo, segundo uma pesquisa do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-SP).

Em média, os itens consumidos nesta época do ano subiram 4,49% nos últimos 12 meses contra 5,59% do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). De 12 itens pesquisados pelo IBGE, oito tiveram alta superior à inflação oficial. Produtos que pesam nas viagens, no entanto, como as passagens, recuaram.

Segundo as agências de viagem, o preço dos pacotes em dólar também caiu, mas a valorização da moeda norte-americana fez com que o preço final subisse. Os valores em reais aumentaram quase 25% por causa da variação cambial, afirma a Viagens Abreu. Na TGK, por exemplo, o pacote para a Colômbia, que em 2013 custava US$ 2.653, neste ano é vendido por US$ 1.998. A diferença de 24,7% é, portanto, praticamente anulada pelo câmbio.

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Aluguel de temporada. Se a passagem ficou mais barata, o mesmo não ocorreu com o aluguel de imóveis. A maioria das diárias aumentou em relação a 2013, com altas de até 108%. Mas ainda é possível alugar um apartamento no litoral paulista por R$ 250 por dia. Este é o valor médio pedido pelo aluguel de apartamentos de um dormitório em cidades como Guarujá e Bertioga.

Os imóveis permitem a acomodação de até cinco pessoas, o que representa um gasto diário de R$ 50, segundo pesquisa do Creci-SP. Casas de quatro dormitórios nas mesmas cidades saem por R$ 1,5 mil a diária. Os imóveis comportam até 15 pessoas, ou seja, um gasto por turista de R$ 100.

A opção pelo hotel é a mais cara. Hotéis do Guarujá estão oferecendo pacotes de cinco dias por R$ 2,5 mil, em quarto duplo ou com cama de casal, valor que representa uma despesa diária de R$ 250 por pessoa.

Já na Praia Grande e em Peruíbe, o movimento de preços foi o contrário. Apartamentos de dois dormitórios têm diária de R$ 400, ou 38,46% menos que os R$ 650 pedidos no carnaval do ano passado.

Também estão mais baixas as diárias de casas de quatro dormitórios em cidades do litoral sul, como Praia Grande, Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe. A queda foi de 32,86%, com o aluguel passando de R$ 1.050 em 2013 para R$ 705 neste ano.

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O Globo

Sexta-feira 14.2.2014

EUA: nevasca suspende 6 mil voos e deixa milhões sem luz

Inverno sem fim nos EUA

RENATA MALKES,

[email protected]

Um trator tenta remover parte da neve que cobre as pistas do aeroporto La Guardia, em Nova York. Ao menos 6 mil voos foram cancelados, milhões ficaram sem energia elétrica em diversos estados, e 17 mortes foram registradas em acidentes causados por mais uma nevasca.

-NOVA YORK- Uma forte tempestade de neve paralisou ontem a Costa Leste dos Estados Unidos. Pelo menos 6 mil voos foram cancelados, milhões de pessoas ficaram sem energia elétrica em diversos estados e ao menos 17 mortes foram registradas em acidentes.

Em Nova York, fortes ventos acompanharam a neve — que se acumulava e chegava a cerca de 20 centímetros no chão. A combinação de gelo e ventos de 48 km/h derrubou árvores e linhas de transmissão de eletricidade, causando blecautes. Em estados como Geórgia, Carolina do Sul, Carolina do Norte e Alabama, pelo menos 750 mil casas e lojas ficaram por horas sem energia elétrica. Em Atlanta, outras 200 mil pessoas estavam impacientes à espera do restabelecimento do serviço diante das temperaturas abaixo de zero.

Foi um inverno rigoroso e parece que não vai acabar nunca — disse Deb Ragan, limpando a calçada de sua casa em Filadélfia.

Entre os milhares de voos cancelados, estavam aqueles que tinham o Brasil como destino. A American Airlines cancelou o voo AA973, que sairia às 21h40m de Nova York para o Rio de Janeiro. A TAM cancelou o voo 118083, de NovaYork ao Rio.

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G1

13/02/2014 14h07

Governador assina documento para construção de novo aeroporto na BA

Cerimônia foi realizada na manhã desta quinta-feira (13), em Conquista.

Projeto prevê um investimento total de R$ 55,5 milhões.

Do G1 BA

Governador assina documento para construção de aeroporto em Vitória da Conquista

G1-1

(Foto: Manu Dias/Governo da Bahia)

Por meio de recursos do governo do Estado e do Programa Federal de Auxílio e Aeroporto (Profaa), o governador da Bahia, Jaques Wagner, assinou no final da manhã desta quinta-feira (13), a autorização para a construção do novo aeroporto de Vitória da Conquista, município localizado a 509 quilômetros de Salvador.

O documento que autoriza o início das obras foi assinado no auditório do Centro Municipal de Atendimento Especializado (Cemae), em Vitória da Conquista, sob a presença do ministro da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Moreira Franco.

No evento, o governador relatou que o projeto do novo aeroporto prevê, dentre alguns itens, a construção de uma pista de 2.300 metros, pátio de aeronaves, pista de taxiamento e subestação elétrica.

Conforme o governo do Estado, as obras serão executadas pelo consórcio formado pelas empresas Top Engenharia e Paviservice Serviços de Pavimentação, que venceu a licitação do projeto por ter apresentado o menor preço entre as concorrentes (R$ 55,5 milhões). Por meio do Profaa, o estado assegurou R$ 20 milhões do total de investimentos.

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G1

13/02/2014 13h45

Aeroporto Regional da Zona da Mata retoma voos comerciais em março

Voos começam a ser operados pela Azul para Belo Horizonte no dia 20 . Pedido foi feito à Anac pela empresa, que continua a atuar no Serrinha.

Rafaela Borges e Kelly Scoralick

Do G1 Zona da Mata

G1-2

Aeroporto de Goianá volta a receber voos

(Foto: Reprodução/TV Integração)

O Aeroporto Presidente Itamar Franco, localizado entre as cidades de Rio Novo e Goianá, na Zona da Mata, volta a operar voos comerciais a partir de 20 de março. A rota será para o aeroporto Tancredo Neves (Confins), em Belo Horizonte.

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras havia solicitado à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em 29 de janeiro para transferir os voos do Aeroporto Francisco Álvares de Assis (Serrinha), em Juiz de Fora, com destino a Belo Horizonte, para o terminal, e teve o pedido autorizado.

Nesta quarta-feira (12), uma audiência pública foi realizada em Belo Horizonte como forma de continuidade ao debate sobre o processo licitatório para exploração do Aeroporto da Zona da Mata.

A assessoria de comunicação da Anac confirmou que autorizou a Azul Linhas Aéreas a operar três voos com destino a Confins. Serão dois voos diários, de segunda a sexta-feira, e um aos domingos, em aeronaves do modelo AT72, com capacidade para 70 lugares. (Confira abaixo como ficam os horários oferecidos pela Azul).

A Azul encerrou as atividades no Aeroporto Regional no dia 3 de junho de 2013. Por meio de nota, a empresa afirmou que com a mudança passa a atuar nos dois terminais, uma vez que os voos para Campinas serão mantidos em Juiz de Fora. E para Confins, somente pelo Aeroporto da Zona da Mata.

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Azul quer ampliar voos em Juiz de Fora; Goianá segue sem operações (7)

(Foto: Rafaela Borges/G1)

Histórico

Há oito meses a região da Zona da Mata vive uma polêmica envolvendo dois aeroportos da região. No dia 3 de junho a Azul Linhas Aéreas encerrou as operações no Aeroporto Presidente Itamar Franco, localizado entre os municípios de Rio Novo e Goianá.

Com isso, os passageiros só tinham a opção de utilizar o aeroporto Francisco Álvares de Assis, mais conhecido como Serrinha.

Na época, a empresa aéra informou que o motivo da decisão de concentrar os voos no aeroporto da Serrinha foi otimizar a malha aérea, considerando a proximidade dos aeroportos e a oportunidade de oferecer mais horários em uma única localidade.

Ainda segundo o texto divulgado, “une-se a conveniência do aeroporto localizado em área central à enorme gama de conexões para mais de 50 destinos disponíveis em Viracopos, além do fácil acesso a diversos pontos da cidade de São Paulo por meio de ônibus executivos gratuitos oferecidos pela Azul”.

No dia 4 de novembro a empresa, que anteriormente só operava voos entre Juiz de Fora e Campinas, passou a incluir Belo Horizonte estre os destinos do Serrinha. E são justamente estes que serão transferidos para o aeroporto Presidente Itamar Franco.

Confira o quadro de horários dos voos entre o aeroporto Itamar Franco e Confins, em Belo Horizonte:

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Confira o quadro de horários dos voos que permanecem no Aeroporto da Serrinha:

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Debate sobre Aeroporto Regional

Nesta quarta-feira (12), durante uma audiência pública em Belo Horizonte, a Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop) apresentou o modelo de concessão de Parceria Público-Privada (PPP) para o Aeroporto Presidente Itamar Franco.

Ele será o primeiro do estado que será transferido para essa modalidade de administração.

De acordo com o subsecretário estadual de Regulação e Transportes, Diogo Prosdocimi, o edital de concorrência pública deve ser lançado em abril.

“A ideia é buscar uma empresa que tenha prestígio em logística aeroportuária para fomentar o local em suas duas vocações: transporte de carga nacional e internacional e transporte de passageiros. Além disso, queremos uma companhia que fomente a economia regional”, explicou ao G1.

Ainda segundo Diogo Prosdocimi, o governo fará uma licitação e a empresa contemplada irá administrar o aeroporto por 25 anos.

“A concessionária será remunerada por desempenho em qualidade de serviço, que envolve passageiros e logística de carga. O objetivo é que, assim, o aeroporto comece a se desenvolver e a própria empresa passe a geri-lo plenamente em seguida”, disse.

De acordo com o subsecretário, para a escolha serão analisados critérios técnicos de transporte de carga e logística e a capacidade de operação de aeroportos. Além disso, será levado em consideração também o critério financeiro. “Será observado quem irá oferecer o menor pagamento por parte do estado para a prestação do serviço”, destacou.

O Aeroporto Regional da Zona da Mata entrou em operação comercial em agosto de 2011 para voos diurnos e em outubro do mesmo ano para voos noturnos. Atualmente, o Aeroporto Regional é administrado sob regime de terceirização pela empresa Multiterminais Alfandegados Ltda.

De acordo com informações da Setop, os investimentos no aeroporto já somam R$ 169,8 milhões que foram aplicados na execução de obras de infraestrutura, melhoramentos com a retirada de obstáculos, aquisição de equipamentos e administração.

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Diário Catarinense

14/02/2014 | 07h33

Passagens de Navegantes para as sedes da Copa chegam a custar três vezes mais caro

Pesquisa foi feita comparando os valores dos bilhetes um mês antes e na véspera das partidas

Tatiana Santos

[email protected]

diario-cat-1

Foto: Marcos Porto / Agencia RBS

Pesquisa analisou os preços das três companhias aéreas que atuam em Navegantes

O torcedor do Vale que pretende assistir aos jogos da Copa do Mundo vai precisar dedicar tempo e paciência para encontrar o melhor preço de passagem aérea.

Faltando menos de quatro meses para o início do maior evento do futebol as companhias já dão sinais de que o passeio vai sair caro, dependendo do destino.

O Santa pesquisou os valores de ida e volta, com saída a partir do aeroporto de Navegantes, para cada uma das 12 cidades-sede.

Foram comparadas as datas de um mês antes e durante o primeiro jogo da Copa em cada cidade com as três empresas que operam no aeroporto – Azul, Gol e TAM. A saída foi marcada para um dia antes e o retorno um dia após o jogo.

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Das 34 consultas, 22 apontaram aumento no trecho de um mês para o outro. Outros 11 destinos tiveram o valor reduzido e apenas um ficou igual.

A maior diferença encontrada foi no trecho para São Paulo, local de abertura da competição, voando pela Gol. Enquanto em maio passagens de ida e volta custavam R$ 364,32, em junho, o valor passa para R$ 1.094,32, o triplo do valor. A segunda maior diferença é para Cuiabá (MT) com a TAM. Em maio os bilhetes de ida e volta saem por R$ 990,90 e em junho por R$ 2.027,90.

Ely Ribeiro da Silveira, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens de Santa Catarina (ABAV-SC), diz que a diferença de preços está relacionada à disponibilidade das passagens.

Ela explica que as operadoras de turismo têm reservado boa parte dos bilhetes, bloqueando assim a venda. Com isso, a companhia aérea conta o lugar como vendido. Sem muitos assentos para comercializar, o preço acaba subindo por causa da demanda.

– Não quer dizer que o preço aumentou, é questão de mercado. As operadoras também podem abrir mão daquilo que não foi vendido, daí sobra mais para a companhia – comenta.

Apesar de existir a possibilidade de sobrar lugares, Ely acredita que os preços subam à medida que a Copa se aproxima. A sugestão que ele dá é fazer a compra o quanto antes.

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Para o diretor comercial da agência Ilhatur Blumenau Turismo, Afonso Zimmermann, os preços não estão convidativos:

– Infelizmente estamos à mercê de três companhias aéreas. Até o momento não tivemos procura por pacote relacionado à Copa.

A pesquisa apontou que ir para Curitiba de avião custa, pelo menos, 10 vezes mais do que fazer a viagem de ônibus.

Apenas a TAM faz o roteiro, mas ele não é direto entre um ponto e outro: é preciso ir ao aeroporto de Congonhas, na capital paulista, para depois chegar à cidade paranaense.

Dependendo do horário, o voo vai a São Paulo, depois para Londrina (PR) e por fim chega a Curitiba. O encarecimento da viagem é devido às conexões. Na comparação entre maio e junho, a passagem tem diferença

de 278%.

Enquanto no mês anterior ela sai por R$ 536,52, no período da Copa sai por R$ 2.025,90.

Por este motivo, vale a pena percorrer os 200 quilômetros de ônibus, levando em consideração que a passagem custa aproximadamente R$ 35, partindo de Blumenau.

JORNAL DE SANTA CATARINA

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Correio do Povo - RS

13/02/2014 18:15

Réus do acidente com avião da TAM serão ouvidos nesta sexta pela Justiça

Avião que vinha de POA não conseguiu parar na pista de Congonhas e causou a morte de 199 pessoas

correio-povo1

Avião que vinha de POA não conseguiu parar na

pista de Congonhas e causou a morte de 199 pessoas

Crédito: Daniel Kfouri / AFP / CP Memória

A Justiça Federal ouve amanhã, a partir das 14h30min, os três réus acusados pelo Ministério Público Federal (MPF) de serem responsáveis pelo acidente ocorrido com o avião da TAM, em 2007, no Aeroporto de Congonhas e que provocou a morte de 199 pessoas.

Os depoimentos serão tomados no Fórum Criminal Federal, localizado próximo à Avenida Paulista, em São Paulo.

Respondem ao processo a ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Denise Abreu, o então vice-presidente de operações da TAM, Alberto Farjeman, e o diretor de Segurança de Voo da empresa na época, Marco Aurélio dos Santos de Miranda e Castro. Eles foram denunciados pelo Ministério Público e respondem pelo crime de “atentado contra a segurança de transporte aéreo”, na modalidade culposa.

Como o espaço do local onde os depoimentos serão tomados é pequeno, os familiares das vítimas deverão acompanhar a audiência do lado de fora, com faixas lembrando os mortos e pedindo por justiça.

O acidente ocorreu no dia 17 de julho de 2007, quando uma aeronave da TAM, que vinha de Porto Alegre, não conseguiu parar na pista, chocando-se contra um prédio da própria companhia, localizado próximo ao aeroporto.

Fonte: Agência Brasil

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O Dia - PI

Teresina, Sexta, 14 de Fevereiro de 2014

Aviação regional será tema de audiência pública na Assembleia Legislativa

Karliete Nunes

A Assembleia Legislativa do Piauí aprovou ontem, dia 13, a realização de uma de audiência pública para discutir o Plano de Aviação Regional no Piauí. A intenção é tornar público o andamento dos projetos dos sete terminais no Piauí. Os terminais deverão ser construídos ou estruturados através de recursos do Programa de Investimento em Logística, do Governo Federal. Os aeroportos regionais a serem contemplados são os de Parnaíba, Floriano, Picos, Paulistana, São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Corrente.

A audiência pública, que será realizada no dia 24 de fevereiro, foi proposta pelo deputado estadual Fábio Novo (PT), que defende a maior divulgação das informações relacionadas aos prazos de execução e término das obras. Ele também explica que os investimentos deverão ser aplicados na reforma e construção de pistas, melhoria de terminais de passageiros, ampliação de pátios, revitalização de sinalizações e de pavimentos. “Esse programa do Governo Federal visa promover a melhoria, o reaparelhamento, a reforma e a expansão da infraestrutura aeroportuária regional. São melhorias nas instalações físicas e equipamentos”,

O parlamentar defende ainda que o Governo do Estado garanta a concessão de incentivos fiscais às empresas aéreas, para estimular o interesse por voos comerciais no Piauí. “A audiência também servirá para discutirmos o convênio entre o Governo do Estado e a Infraero para a administração do aeroporto de Parnaíba. Esse contrato vence no próximo mês de julho e é muito importante que seja renovado”, afirmou.

O Programa de Investimentos em Logística de Aeroportos foi criado no ano passado e é financiado com recursos do Fundo Nacional de Aviação (FNAC).

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Diário do Comércio - MG

14/02/2014

Confins desembaraçou US$ 446,6 milhões

Leonardo Francia

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O Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins (RMBH), desembaraçou praticamente a metade, em valor, das mercadorias que entraram no Estado por meio dos portos-secos em janeiro. No entanto, houve queda em números de processos graças ao barateamento do preço do frete marítimo.

Em janeiro, o terminal de Confins desembaraçou US$ 446,6 milhões em mercadorias contra US$ 215,6 milhões em idêntico mês de 2012, aumento de 107%. O terminal respondeu por 49% do total das importações por meio dos portos-secos estaduais no período.

Porém, apesar do crescimento em termos de valores dos desembaraços no terminal de Confins, houve uma queda de 23,2% em termos de quantidade de processos. Para o presidente do Conselho de Logística e Portos da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Frederico Pace Drumond, isso se explica pelo fato de o preço do frete marítimo estar cada vez mais barato, apesar do transporte por este modal ser mais lento.

Ele explica, ainda, que o fato de o sistema de aproveitamento de contêiner para mais de um importador ser cada vez mais usado também barateou o processo de importação por via marítima. "O frete da China a Confins, por exemplo, varia de US$ 7 a US$ 8 por quilo. Por via marítima, o preço do metro cúbico do contêiner é cerca de sete a dez vezes mais barato", exemplifica.

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Para o diretor-presidente da LID Consultoria, com sede em Belo Horizonte e especializada em planejamento e gerenciamento na área logística, Luiz Carlos Paixão, o barateamento do frete e a diminuição do número de processos de desembaraços no terminal de Confins também está ligado ao momento do mercado, mais arrefecido, segundo ele.

Planejamento - Além disso, Paixão explica que, para uma empresa importadora ou que está executando um projeto que demanda a importação de equipamentos e máquinas, o fato de o transporte marítimo ser mais lento pode ser compensado com "planejamento", com as mercadorias sendo entregues no prazo e dentro dos padrões de qualidade.

"Não se trata só de ser mais barato. Desde que a empresa tenha todo o transporte e trâmites que ele envolve planejados, desde a origem das peças e maquinário até o destino, o transporte marítimo é vantajoso. Isso já é uma tendência no resto do mundo e está ganhando espaço no Brasil", explica.

Ainda segundo Paixão, o modal aéreo continuará com espaço, uma vez que ainda é a melhor solução para o transporte de muitas mercadorias perecíveis, por exemplo.

"Por isso, ainda vejo o porto-seco que funciona no aeroporto de Confins como um dos mais representativos para Minas", diz.

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Diário do Nordeste

14.02.2014

Horário de Verão vai terminar neste domingo

PASSAGEIROS DEVEM FICAR ATENTOS

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A TAM Linhas Aéreas lembrou que a volta dos relógios ao horário normal terá

impacto na malha aérea de alguns de seus destinos FOTO: JL ROSA

Em nota, Infraero recomenda que brasileiros verifiquem horários de vooscom as companhias aéreas

Devido ao término do horário de verão neste fim de semana, a partir da zero hora de domingo (16), os brasileiros que já compraram ou pretendem comprar passagens aéreas para depois dessa data devem estar atentos quanto aos horários dos embarques dos voos.

A recomendação é da Infraero, empresa brasileira responsável pela administração da maior parte dos aeroportos do País (63 ao todo).

Nesta data, os relógios dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e do Distrito Federal deverão ser atrasados em uma hora. Os estados do Nordeste (incluindo o Ceará) e outros seis da região Norte (Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Amapá e Acre) não participaram do horário de verão, em vigor desde o último dia 20 de outubro.

A TAM Linhas Aéreas, uma das principais companhias do setor no Brasil, lembrou, por meio de nota, que a volta dos relógios ao horário normal terá impacto na malha aérea de alguns de seus destinos, em especial nas cidades que não adotaram o horário de verão. Nelas, os horários de chegada e partida serão postergados em uma hora em relação ao horário local em vigor.

No entanto, os bilhetes da TAM para todos os voos domésticos e internacionais operados após a zero hora de domingo (16/2) já foram processados e emitidos pela companhia com os horários corretos de embarque e desembarque.

Em caso de dúvidas sobre o horário dos voos, tanto da TAM quanto de outras companhias com atuação no País, como a Gol, a Azul e a Avianca, a Infraero recomenda que passageiros e usuários procurem informações com empresas, balcões de informações nos terminais ou com os empregados da empresa vestidos com os coletes amarelos "Posso Ajudar?".

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Bahia Notícias

14/02/ - 08h03m

Trade turístico tenta apressar obras do aeroporto de Salvador

bahia-noticiasO secretário estadual do Turismo, Pedro Galvão, e dirigentes de empresas do setor tentarão convencer o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, a permitir a retomada das obras da segunda etapa de requalificação do aeroporto de Salvador.

Conforme o jornal A Tarde, desta sexta (14), o terminal está entre as instalações consideradas estratégicas para a Copa do Mundo.

Após vistoria realizada em janeiro, o titular da SAC decidiu suspender por tempo indeterminado a reforma, o que paralisou a instalação de novos check-ins.

“Estamos dispostos a nos dirigir às autoridades nacionais. Se há tempo e recursos, por que paralisar?”, questiona Galvão”. O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens na Bahia (Abav-BA), José Alves, acrescentou que as obras podem ser concluídas até maio.

Ainda de acordo com o jornal, tanto o secretário do Turismo quanto os empresários defendem que as obras retomem após o Carnaval. Galvão, inclusive, afirmou que pedirá ajuda ao ministro dos Transportes, César Borges.

Segundo o superintendente regional da Infraero, Cassiano Ferreira, as obras do aeroporto de Salvador estão 65% concluídas. A previsão inicial de conclusão era de julho de 2013. Depois o prazo foi estendido para o final do ano passado. Agora, as obras em andamento, devem terminar até abril. As intervenções estão orçadas em R$ 150 milhões, dos quais R$ 90 milhões já foram executados.

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Bahia Notícias

13/02/ - 17h10m

Aeroporto de Salvador merecia ser melhor, diz Pedro Galvão

bahia-noticias1Ocupação hoteleira, melhorias do aeroporto de Salvador, recepção turística e ampliação dos voos na cidade foram temas debatidos durante entrevista com o secretário de Turismo, Pedro Galvão, no CBN Salvador 1ª Edição desta quinta-feira (13).

Para o secretário, o aeroporto de Salvador merecia ser maior e melhor, mas afirma que está sendo qualificado e as melhorias chegarão.

“Temos notícia de que as obras estão em andamento e hoje vamos fazer uma visita.

Efetivamente Salvador já mereceu um aeroporto bem maior e melhor, mas está sendo qualificado e temos certeza de que o que for possível fazer, será feito”, disse.

A chegada dos turistas pelo aeroporto também foi questionada pela falta de um sistema de transporte eficaz e o problema do transporte clandestino.

Para o Galvão, as críticas são sempre feitas, mas algumas medidas estão sendo adotadas para minimizar os problemas.

“Vamos fazer um Fórum na próxima semana com os taxistas para que tenham, dentro dos taxis, o número do call center trilíngue”, explicou.

Galvão disse que ficará satisfeito se conseguir dar continuidade e concluir os projetos já existentes como a requalificação da Baía de Todos os Santos e a reforma da Feira de São Joaquim.

“Efetivamente se conseguir colocar em prática todos os pacotes que já estavam atrasados, já é revolução”, afirmou.

Sobre os voos, Salvador terá linha direta com o Chile pela AirEuropa. Segundo Galvão, o voo sai de Madrid para Salvador e depois parte para Santiago, no Chile. “E outubro teremos dois voos para Córdoba, na Colômbia, e dois para Montevidéu, Uruguai”, contou. Para o interior da Bahia, os voos são para as cidades de Barreiras, Valença, Lençóis, Porto Seguro, Ilhéus e Vitória da Conquista.

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Jornal de Turismo

Quinta, 13 Fevereiro 2014 16:29

Aeroméxico anuncia rota Cidade do México - Rio de Janeiro

jornal-turismo

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A Aeroméxico, a maior companhia aérea do México, anuncia que a partir do dia 29 de junho iniciará a sua operação para a nova rota Cidade do México – Rio de Janeiro com quatro voos semanais diretos.

Desta forma, Rio de Janeiro passa a ser o segundo destino no Brasil no qual a Aeroméxico voa e a terceira cidade Latinoamérica, consolidando assim como a cia aérea do México com maior presença na região.

Com a incorporação deste destino brasileiro, a cia atenderá a demanda de passageiro de negócios que existe no Rio de Janeiro, cidade que é considerada como a mais importante em produção de petróleo e gás natural da região.

Além disso, os passageiros poderão visitar uma ampla lista de atrativos naturais e culturais deste destino, entre eles: Cristo Redentor no Morro do Corcovado - recentemente declarado uma das sete maravilhas do mundo moderno-, como praias de Copa Cabana e Ipanema, Sambódromo ou parque nacional da Tijuca - considerado como uma maior mundo da selva urbana-, assim como viver a alegria e folclore deste paradisíaco destino.

Os itinerários que a Aeroméxico oferecerá até a cidade brasileira são:

Cidade do México – Rio de Janeiro*

*Os horários publicados são horários locais de cada país e estão sujeitos à alterações sem aviso prévio.

Por outro lado, os passageiros cariocas poderão viajar desde a Cidade do México para os mais de 45 destinos domésticos da cia. Da mesma forma que aumentará a conectividade do Rio de Janeiro com o mundo, pois será possível voar a qualquer uma das 17 cidades nos Estados Unidos operadas pela cia como: Nova York, Los Angeles, Chicago, Miami, Houston, São Francisco, Las Vegas, entre outras; assim como 3 destinos na Europa, 2 na Asia e 1 no Canadá.

Os voos entre ambas as cidades, serão operados pelos equipamentos Boeing 767, com capacidade para 171 passageiros, sendo 30 deles na Classe Premier.

Com esta adição, Aeroméxico acrescentou dois novos destinos na América Latina no ano passado, aumentando o seu compromisso de atender e satisfazer as necessidades de seus clientes.

Para reservas e compra de bilhetes, consultar www.aeromexico.com

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Jornal de Turismo

Quinta, 13 Fevereiro 2014 12:59

Aerolíneas Argentinas e Austral: aumento de 22% nas operações

As Aerolíneas Argentinas e a Austral iniciaram o ano com incremento de 22% em suas operações. A oferta de assentos também registra aumento que chegará a 26% com novas frequências e novas rotas. O principal objetivo dessa expansão é melhorar a conectividade e contribuir com a integração e o desenvolvimento econômico e social do país, promovendo-o como destino turístico, cultural e de negócios.

Entre as novas rotas que entrarão em operação está: Buenos Aires (Aeroparque)-Trelew-Viedma, com previsão para o próximo mês de março. Também fazem parque do plano de expansão os voos Buenos Aires (Ezeiza)-Bariloche-Mendoza; Buenos Aires (Ezeiza)-Bariloche-Calafate e Buenos Aires (Ezeiza)-Bariloche-Córdoba-Buenos Aires (Aeroparque).

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Mercado&Eventos

14/02 - 09:54

Air Canada terá sete voos extras na linha Toronto-SP durante Copa

A Air Canada ampliará sua oferta da linha Toronto-São Paulo durante a Copa, tendo sete voos extras, de ida e volta, ao longo do período do Mundial, operados com Boeing 767-300, de 211 lugares. Em julho de 2013, a ocupação média da rota Canadá-Brasil foi de 92,6%, acima da média mundial da aérea, de 85,6%.

O Globo

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Mercado&Eventos

13/02 - 18:46

Execução de obras do aeroporto de Salvador chegam a 65%

Os serviços de melhorias no Aeroporto Internacional de Salvador chegaram a 65% de execução em fevereiro. A informação foi passada pelo superintendente da Infraero, Cassiano Ferreira, ao secretário estadual do Turismo, Pedro Galvão, nesta quinta-feira (13), durante visita ao terminal.

Além do secretário e representantes da Infraero, integraram o grupo os presidentes das principais entidades de turismo do estado como a Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (Abav), José Alves, Sindicato das Empresas de Turismo, Luiz Augusto Leão, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-BA), Manuel Garrido, e Associação Baiana de Receptivo, Jean Paul Gonze e Connor O’Sullivan.

O secretário observou que os balcões de check in já estão com aspecto novo e a climatização melhorou. Já o superintendente regional da Infraero confirmou a conclusão dos serviços em abril e disse que o Carnaval será um teste importante. “Vamos ter movimento de 40 mil passageiros por dia durante o Carnaval e acreditamos que tudo vai correr bem”.

Segundo Ferreira, sete posições a mais de estacionamento de aeronaves foram criadas desde 2013, o que proporciona a oferta de vagas para modelos como jumbo e 737-800. “Em março, será concluída a implantação de uma torre de mais de 60 metros. Já concluímos a reforma de banheiros e fraldários, além de 36 novos postos de check in e serviços de acesso. Agora vamos entregar novos elevadores e escadas rolantes”. Para o mês de abril está prevista a finalização das obras da sala de embarque remoto, free shop, sanitários e climatização.

Rafael Massadar

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Mercado&Eventos

13/02 - 16:40

Singapore e Airbus criam Centro de Treinamento de Voo em Singapura

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A Singapore Airlines e a Airbus assinaram acordo para uma joint venture que resultará em um centro de treinamento para voos em Singapura. O investimento inicial para a construção do AATC (Airbus Asia Training Centre ) será de aproximadamente de 80 milhões de dólares de Singapura, e cada empresa investirá a porcentagem relativa à sua parte no negócio. Sujeita a aprovações regulatórias, a operação deve começar antes do final de 2014.

O AATC irá operar inicialmente a partir do Centro de Treinamento da Singapore Airlines, próximo ao Aeroporto de Changi, antes de mudar para o Seletar Aerospace Park onde haverá uma estrutura dedicada. O AATC irá oferecer treinamento em simuladores de voos para os modelos Airbus A320, A330, A340, A350 e A380.

“A previsão é que a demanda para as viagens aéreas continuem a crescer de forma sólida na região da Ásia e Pacífico. Essa joint venture irá ajudar a indústria a manter o ritmo de acordo com o crescimento da demanda de treinamento”, comenta o CEO da Singapore Airlines, Goh Choon Phong.

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“A parceria é benéfica para os negócios da Singapore Airlines ao mesmo tempo que confirma Singapura na posição de liderança no hub da aviação.

A experiência dos instrutores da Singapore Airlines unida à expertise da Airbus assegurará que o AATC seja um centro de excelência e amplie a capacidade de treinamento de pilotos na região”.

O presidente e CEO da Airbus, Fabrice Brégier, ressalta que: “estamos satisfeitos com a parceria da Singapore Airlines para essa nova joint venture.

O AATC oferecerá um treinamento completo aos operadores da Airbus e é um grande passo para uma futura expansão de nossos serviços globais de treinamento.

O investimento é parte da estratégia da Airbus em oferecer soluções inovadoras aos nossos clientes para toda a nossa frota”.

Rafael Massadar

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Mercado&Eventos

13/02 - 10:12

Lufthansa investe em modernização de frota

O Grupo Lufthansa espera receber vinte e três novas aeronaves, dos fabricantes Boeing e Airbus, ao longo deste ano. Na última semana, o décimo Boeing 747-8 Intercontinental da Lufthansa aterrissou no aeroporto de Frankfurt.

Este foi apenas um dos sete novos aviões que chegarão ao Grupo em fevereiro e março. Nas próximas semanas, chegarão, além de três Boeing 747-8, um novo Airbus A380, um A330 e dois A320. "Com esses novos aviões de última geração, apostamos tanto no conforto dos passageiros como na sustentabilidade dos voos", afirmou Christoph Franz, presidente do conselho executivo e diretor executivo do Grupo Lufthansa.

O uso das novas aeronaves reduzirá significativamente o ruído produzido e o consumo de querosene em voos regulares. Em um programa de modernização da frota, a Lufthansa deve receber, até 2025, um total de 261 novos aviões, por um preço fixo de 32 bilhões de euros.

Lia Bianchini

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Portal UOL

14/02/2014 03h00

Pedrinhas barram vinda de superjato para Guarulhos

MARIANA BARBOSA DE SÃO PAULO

UOL

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O superjumbo Airbus-A380, maior avião comercial de passageiros do mundo, não poderá operar no Brasil durante a Copa devido a pequenas pedras encontradas no acostamento da pista principal do aeroporto internacional de Guarulhos.

Essa foi a razão para a Anac (agência de aviação civil) reprovar a certificação do A380 na semana passada, conforme relatório de inspeção obtido pela Folha.

O problema é que as turbinas do A380, um superjumbo de dois andares e capacidade para mais de 500 passageiros, sugariam as pedrinhas, o que traria riscos.

A GRU Airport queria iniciar a operação já em maio, com a inauguração do novo terminal de passageiros.

O novo terminal terá seis posições de embarque adaptadas ao A380.

A reprovação de Guarulhos na inspeção da Anac atrapalhou os planos da Air France, que se planejou para operar com o A380 a partir de maio.

A companhia agora estuda o que fazer com os dois jatos -que custam US$ 400 milhões cada um- alocados para a rota Paris-São Paulo.

"Não é simples redirecionar dois aviões desse porte de uma hora para outra", diz Hugues Heddebault, diretor da Air France no Brasil, sem esconder sua decepção.

"Depois da penúltima inspeção da Anac, achávamos que estávamos muito próximos de uma liberação."

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Editoria de Arte/Folhapress

INTERESSE

Heddebault destacou, contudo, que a companhia continua interessada em voar para o Brasil com o jato.

"Só queremos ter uma previsão de quando as adequações serão feitas para podemos nos planejar. Se não der na Copa, o ideal será até outubro, para aproveitarmos a alta temporada no Brasil."

Se até lá a certificação não sair, ao menos uma das aeronaves poderá seguir para a Costa do Marfim, na África. "Abdijan tem um aeroporto menor que Guarulhos e lá eles conseguiram fazer as adequações."

Assim como a Air France, a Emirates, transportadora oficial da Copa, também planejava voar com o A380 durante o mundial. O plano era pintar o avião de verde e amarelo e fazer uma grande festa na chegada do primeiro voo.

Para autorizar a operação, a Anac solicitou que o acostamento da pista fosse pavimentado, ou de forma temporária, coberto com grama especial ou betume. Nenhuma das medidas foi tomada.

A GRU Airport informou que trabalha para receber o avião. "É comum que um estudo técnico passe por ajustes até que se consiga a autorização."

Pelo contrato de concessão, ela tem até 31 de dezembro de 2016 para adequar o aeroporto.

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