Diante de diversos relatos de aeronautas que tiveram problemas com emissão de Passe Livre da TAM nos últimos dias, o Sindicato Nacional dos Aeronautas informa que o sistema da empresa já foi restabelecido e que um ofício foi enviado aos responsáveis pedindo presteza e respeito aos aeronautas no cumprimento deste direito conquistado pela categoria.
O SNA ressalta que o Passe Livre é direito garantido decorrente de negociação coletiva, desde o dia 1º de agosto de 2014, conforme consta na CCT da aviação regular.
O acesso dos aeronautas a esse direito deve ser empregado com exatidão, sem que haja qualquer impedimento à sua utilização. Qualquer problema técnico de sistema não desobriga a empresa de criar meios alternativos e efetivos para resolver casos pontuais, permitindo a emissão dos passes.
O sindicato destaca ainda que a indisponibilidade continuada do sistema sem que haja comunicação ou retorno aos e-mails de solicitação configura descaso com os aeronautas.
Desta forma, o SNA aguarda um posicionamento oficial da TAM quanto aos problemas ocorridos.